domingo, 21 de setembro de 2014

Geografia Perguntas e Respostas sobre o Nordeste

Geografia Perguntas e Respostas sobre o Nordeste
Questões sobre o Nordeste

Pergunta:
O Nordeste é a região que possui a maior quantidade de estados, nove ao todo, quais são eles?

Resposta:
Os estados que integram a região Nordeste são: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.



Pergunta:
A região Nordeste do Brasil apresenta 1.554.257,0 quilômetros quadrados, essa área do território brasileiro apresenta grandes diferenças em aspectos como clima, vegetação, economia, entre outros. Nesse contexto, a região é dividida em quatro, processo conhecido como as sub-regiões do Nordeste. Essa divisão é composta por:

A - Meio-Norte, Sertão, Zona da Mata, Agreste.
B - Caatinga, Zona da Mata, Agreste, Sertão.
C - Meio-Norte, Litorânea, Zona da Mata, Agreste.
D - Amazônica, Sertão, Agreste, Litorânea.
E - Litorânea, Meio-Norte, Sertão, Caatinga

Resposta:
A


Pergunta:
A distribuição populacional no Nordeste ocorre de forma desigual, sendo que algumas sub-regiões são mais povoadas. Explique os fatores responsáveis por esse fenômeno.

Resposta:
Conforme contagem populacional realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somados os estados do Nordeste, a Região totaliza 53.591.197 habitantes. A Zona da Mata é a sub-região nordestina mais urbanizada e apresenta a maior concentração populacional, abrigando aproximadamente 40% dos habitantes do Nordeste. Esse fato é consequência do desenvolvimento industrial e econômico desenvolvido na Zona da Mata, atraindo bastante imigrantes.

O Sertão é a sub-região menos populosa, devido à falta de infraestrutura, carência dos meios produtivos, insuficiência de políticas públicas, além da seca.


Pergunta:
Fatores de sucesso da Cultura e da Indústria Canavieira no Nordeste, EXCETO:
a) clima quente e úmido
b) solo de terra vermelha
c) facilidades de transportes oferecidos pelos cursos d’água que se dirigem para o oceano
d) o mercado consumidor garantido, representado pela Europa
e) a presença do braço escravo.

Resposta:
B


Pergunta:
A distribuição da população no Nordeste brasileiro, sempre influenciada pelas chuvas, pode ser sintetizada da seguinte maneira:
a) Maiores densidades no litoral e no agreste, vazios demográficos no sertão e adensamentos populacionais significativos nos vales úmidos do Maranhão e Piauí.
b) Baixas densidades em toda a região, exceto nas regiões metropolitanas de Salvador, Recife e Fortaleza.
c) Elevadas densidades em todo o litoral, seja no sentido norte-sul, seja na direção leste-oeste, e baixas densidades nas demais áreas.
d) Concentrações no litoral oriental, densidades ainda elevadas no agreste, menores densidades no sertão, onde se adensam populações nas ilhas úmidas.
e) Altas densidades em toda a região, mais elevadas nas zonas litorâneas, onde ocorre mais pluviosidade.

Resposta:
D


Pergunta:
O processo de industrialização do Nordeste iniciou-se na segunda metade do século XIX. No início do século XX, sofreu a implantação de indústrias diferentes das até então existentes.
A SUDENE reanimou o desenvolvimento industrial nordestino. Assinale a alternativa correta que se relaciona às afirmações anteriores.
a) a SUDENE criando novas indústrias nas décadas de 1960 e 1970 aumentou sensivelmente o número de empregos nas capitais nordestinas e reduziu as migrações para essas capitais.
b) a SUDENE conseguiu reanimar as indústrias tradicionais, na primeira metade do século XX, incentivando a implantação de fábricas de extração de óleo de sementes de algodão, de mamona e de oiticica que não sendo automatizadas resolveram, em boa parte, a questão do emprego.
c) a implantação de usinas de açúcar e de fábricas de tecidos ligadas à produção do algodão, do agave e caroá foram iniciadas apenas após a criação da SUDENE, na década de 1950.
d) apesar da SUDENE provocar um certo desenvolvimento industrial, não houve uma diversificação nos tipos de indústrias do Nordeste, após a década de 1950, permanecendo a mesma estrutura industrial, baseada na manufatura de produtos agrícolas.
e) incentivos fiscais contribuíram para a implantação de novas indústrias e a modernização de algumas das antigas, no entanto, a SUDENE investindo mais em áreas que já apresentavam um certo dinamismo econômico, não minimizou a pobreza nordestina e as migrações para as grandes cidades.

Resposta:
E


Pergunta:
“Os fatores de conservação transformaram o semi-árido em uma região aparentemente sem história, dada a permanência e imutabilidade dos problemas. Como se com o decorrer das décadas nada tivesse se alterado e o presente fosse um eterno passado. A cada seca, e mesmo no intervalo entre uma e outra, milhares de nordestinos foram abandonando a região. Sem esperança de mudar a história das suas cidades, buscaram em outras paragens a solução para a sobrevivência das suas famílias. Foi nos sertões que permaneceu inalterado o poder pessoal dos coronéis, petrificado durante o populismo e pela migração de milhões de nordestinos para o sul” (VILLA, Marco Antonio. Vida e morte no sertão: história das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX. São Paulo: Ática, 2000, p. 252).

Com base no trecho acima, é possível concluir que:
A) a grande evasão das populações do Nordeste em direção à região Sudeste resultaram no “boom” da borracha ocorrido na década de 1970.
B) as secas nordestinas não podem ser historicamente explicadas, já que decorrem de fenômenos estritamente geográficos;
C) a “indústria da seca” no Nordeste beneficiou diretamente as grandes capitais da região, estimulando sua industrialização em inícios do século XX.
D) as secas do Nordeste, resultando na multiplicação de fortes correntes migratórias, transformaram o homem nordestino em sinônimo exclusivo de flagelado.
E) a grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseada na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.

Resposta:
E) a grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseada na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.


Pergunta:
A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como...

a) Agreste, zona localizada entre a Zona da Mata e o meio norte, que é uma área de transição com elevada densidade demográfica e grande urbanização.

b) A Zona da Mata que apresenta devastação florestal, entretanto, o intenso reflorestamento impede a degradação da floresta original.

c) O Sertão, área pobre, seca, tem baixas densidades demográficas, mas com intensa mecanização na agricultura, que é sua principal atividade.

d) A faixa litorânea, área mais importante da região, onde estão os principais centros urbanos, aglomerados industriais e zonas portuárias.

e) Meio-norte que engloba Maranhão e Piauí, área de latifúndios, pastagens naturais e intensa atividade agrícola.

Resposta:
d) Verdadeiro – A faixa litorânea ou Zona da Mata é a sub-região mais importante do Nordeste, nela estão localizados os principais núcleos urbanos, sendo a mais populosa (aproximadamente 40% da população do Nordeste) e povoada da região. Abriga as principais indústrias e zonas portuárias.


Pergunta:
Em se tratando da Região Nordeste do Brasil vale destacar que:

I. A zona da mata é a área de maior concentração demográfica e urbana, nesse trecho do Nordeste temos importantes atividades econômicas relacionadas aos distritos industriais, petroquímica e monocultura canavieira e cacaueira.

II. Do ponto de vista sócio-econômico, o Nordeste apresenta os mais elevados índices de pobreza do país. Problemas como o analfabetismo, desnutrição, mortalidade infantil, subemprego, moradia precária, falta de assistência médica e de educação são alguns exemplos.

III. A economia regional é frágil, descapitalizada e totalmente controlada por algumas oligarquias locais ou por grandes empresas estrangeiras associadas ao capital nacional e regional;

IV. Tanto a produção algodoeira e de agave, quanto à produção de pecuária extensiva estão inseridas em áreas litorâneas e do Recôncavo baiano, a exemplo do cacau.

São itens incorretos:
A) I, II e IV
B) Apenas o item IV
C) Apenas II e III
D) II, III e IV
E) I, II e III

Resposta:
B) Apenas o item IV.


Pergunta:
Problemas econômicos e sociais são responsáveis por deslocamentos populacionais na região Nordeste. Os mais comuns podem ser designados como:
a) pendulares.
b) sertanejos.
c) sazonais.
d) paroaras.
e) bóias-frias.

Resposta:
C


Pergunta:
Tratando-se do meio físico nordestino, a alternativa verdadeira é:

a) as serras úmidas têm solos rasos e frequentes afloramentos rochosos,
impedindo a atividade agrícola.
b) os processos de intemperismo físico e as ações erosivas pluviais
preponderam nos sertões semi-áridos.
c) os chapadões sedimentares têm baixas potencialidades de recursos
hídricos subterrâneos.
d) não há rede de drenagem perene nas depressões sertanejas semiáridas.

Resposta:
B


Pergunta:
De acordo com o que se considera, no Brasil, áreas de influência urbana, Manaus se classifica como:
a) metrópole regional.
b) centro regional.
c) metrópole nacional.
d) centro local.
e) metrópole regional incompleta.

Resposta:
E


Pergunta:
No Nordeste brasileiro, formações rochosas típicas do clima semi-árido, com presença de morros residuais onde houve colaboração da erosão eólia, recebem o nome de:
a) peneplanos.
b) mares de morros.
c) inselbergs.
d) tabuleiros.
e) trapps.

Resposta:
C

Um comentário:

  1. A reforma agrária visa resolver os problemas dos sem-terra e da pobreza no campo assim como o abastecimento alimentar para a maioria da população. deve entao promover justiça social. a reforma agrária é, a principio uma forma de redistribuir as terras de um territorio de forma a não haver desigualdades : muitas terras nas mãos de poucos, muita gente sem nada. entretanto deve haver algumas condições complementares para que ela seja efetiva como contrario pode ser um fracasso. que condições são essas e por que são nessesárias ?

    ResponderExcluir

Prestação de serviços

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"